terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Brioche estrela de açúcar e canela - sem leite, sem ovo, sem soja

Sabe, preciso confessar uma coisa: sou meio nerd. Quando me deparo com algo que não conheço - ou não sei nada sobre - eu corro para os livros e tento me aprofundar no assunto. Com a alergia não foi diferente e logo eu estava com alguns livros de receitas especializados no meu kindle. 

A receita que eu vou passar hoje saiu de um deles: o Go Dairy Free. Eu fiquei namorando esse livro um tempão, mas ele não estava disponível para download na amazom do brasil. Assim que eu percebi ele lá, todo bonitão, comprei e devorei o livro em 2 noites (os meninos ainda mamam muito! rs).

A autora também mantém um site ótimo (e também é recheado de receitas. Por isso, se você quiser arriscar, dá uma olhada: http://www.godairyfree.org/)

Quando eu vi esse vídeo aí embaixo rolando na internet, sabia que eu teria de arrumar uma receita pra poder testar essa maravilha [sem a nutela, é claro]. Tive de adaptar uma coisa aqui, outra ali. Mas o crédito da receita é mesmo todo da Alisa.



Brioche Estrela de açúcar e canela  
Sem leite, sem ovo, sem soja


Ingredientes da massa
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar cristal1 colher de sopa de fermento químico em pó1/2 colher de chá de sal1 colher de essência de baunilha1/ 3 xícara de óleo vegetal2/ 3 xícara de água
1/ 4 xícara de óleo vegetal
1 colher de chá de canela

Ingredientes do recheio: 
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de óleo vegetal
1 colher de sobremesa de canela

Modo de fazer
1) Prá aqueça o forno a 230°C.
2) Misture a farinha, açúcar, fermento e sal. Reserve.
3) Em um copo de medida coloque o óleo, água e baunilha. 
4) Incorpore os ingredientes líquidos secos. Vai ficar uma massinha parecida com pão. 
5) Enfarinhe uma superfície lisa e sove a massa umas 20 vezes.
6) Abra a massa com um rolo,  espalhe a mistura de açúcar na massa e dê a forma que preferir (neste caso, eu fiz o brioche estrela, mas você pode fazer rolinhos de açúcar e canela também)
7) Asse por uns 20 min ou até que comece a dourar.

8) Ao sair do forno pode regar com uma mistura de açúcar de confeiteiro e água.


Ps: Acho que é possível fazer uma versão salgada dessa massa tb. O recheio pode ser de alecrim ou tomilho com azeite e sal grosso. Se você puder queijo, um parmesão ralado também cairia muito bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário